Dia Internacional dos Museus
MUSEUS PARA A IGUALDADE
5 de junho de 2020
Partilhar
O Dia Internacional dos Museus foi comemorado pela primeira vez há 40 anos, numa celebração que tem vindo a observar uma crescente adesão de Museus em todo o mundo.
Neste ano o mote das celebrações é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, chamando a atenção para o seu papel no esforço de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, a cooperação e a paz.
Nos dias que correm, em que tantas desigualdades e injustiças se observam, de forma agravada, no mundo e no nosso país, estes espaços de preservação, valorização e divulgação das memórias coletivas não podem estar alheios às realidades sociais, promovendo o conhecimento e a compreensão das razões históricas, políticas e sociais que as contextualizam, tanto no passado como na atualidade.
Esta função e responsabilidade impõe-se particularmente aos Museus Municipais, pela relação de proximidade relativamente à comunidade em que se inserem.
Neste Dia Internacional dos Museus 2020, a ADAL saúda o importante papel social e cultural dos Museus, em geral, e dos Museus Municipais, em particular, assinalando o esforço que estes últimos têm vindo a fazer para os desígnios da inclusão e do respeito pela diversidade cultural.
Aproveitamos igualmente para assinalar que, relativamente a preocupações/sugestões no quadro da pandemia causada pelo COVID-19, um dos aspetos que a ADAL referiu numa comunicação enviada à Assembleia Municipal no passado mês de abril, foi a necessidade de se proceder à identificação e adoção de medidas que permitam a reabertura e funcionamento, logo que possível e de acordo com as recomendações das autoridades de saúde, dos equipamentos culturais municipais, designadamente os museus municipais e sítios patrimoniais de referência em condições de segurança para todos.
Foi, por isso, com satisfação que tomámos conhecimento da reabertura dos Museus Municipais neste dia 18 de maio, acompanhando a decisão que, a nível nacional, retoma a importante função destes espaços públicos no plano da Cultura e do Conhecimento.
Perspetivando o desconfinamento, mas atendendo sempre às regras em vigor para prevenção e mitigação dos riscos de contágio, relembramos os museus e núcleos museológicos de Loures, para uma futura visita:
- Museu de Cerâmica de Sacavém
- Museu do Vinho e da Vinha - Bucelas
- Museu Municipal de Loures - Quinta do Conventinho
- Núcleo Museológico Casa-Museu José Pedro - Sacavém
- Núcleo Museológico da Igreja Matriz de Bucelas
- Núcleo Museológico Luís Serra (Grupo Musical e Recreativo da Bemposta)
- Núcleo Museológico Mário Roberto (Associação Humanitária de Bombeiros Voluntário de Bucelas)
- Centro de Interpretação das Linhas de Torres - Bucelas
- Sítio Arqueológico de Frielas