Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Cidades Circulares

Loures assina Declaração Europeia

5 de fevereiro de 2021
Partilhar

O Município de Loures assinou a Declaração Europeia das Cidades Circulares, uma carta de princípios que procura auxiliar no processo de aceleração da transição de uma economia linear para uma economia circular na Europa.

O documento contém uma visão comum e partilhada, que permite garantir que as cidades atuem como uma força conjunta rumo à circularidade.

Reconhecendo a necessidade de acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular na Europa, as cidades e regiões que assinam a declaração comprometem-se a atuar como embaixadores e a defender uma economia circular, criando assim uma sociedade eficiente em termos de recursos, descarbonizada e socialmente responsável.

Os signatários terão oportunidade de colaborar com os seus pares, formando um importante grupo de cidades que ajudará a aumentar a consciencialização sobre os benefícios políticos, sociais, ambientais e financeiros a longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia circular.

A par de algumas cidades portuguesas, tais como Loures, Albergaria-a-Velha, Braga, Guimarães, Mealhada, Melgaço e Porto, outras importantes cidades europeias assinaram esta declaração: Ghent, Praga, Copenhaga, Helsínquia, Budapeste, Florença, Oslo, Liubliana e Malmo.

Com a assinatura da Declaração Europeia das Cidades Circulares, Loures procura reforçar o compromisso no caminho para uma economia circular, acelerando este processo.

Atualmente, a Câmara Municipal de Loures tem, na sua política municipal, bons exemplos de boas-práticas para uma economia circular, sendo exemplo disso a constituição da rede de recolha de óleo alimentar usado, o projeto Pequenos Gestos, Grandes Mudanças e, no âmbito da Estratégia Municipal de Sensibilização Ambiental, a atividade LRS 360º e o projeto Em Loures, compostar é outra forma de reciclar.

Depois da adesão do Município, a página de Loures já se encontra disponível para consulta no website da Declaração Europeia das Cidades Circulares.

Última edição

Opinião