Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Dia 30 de janeiro 2024

lançamento de primeira pedra usf do tojal

3 de março de 2024
Partilhar

A 30 de janeiro, decorreu o lançamento da 1.ª pedra da Unidade de Saúde Familiar de Santo Antão do Tojal. A nova infraestrutura de saúde conta com um investimento de cerca de três milhões de euros, financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Câmara Municipal de Loures.
Na cerimónia, o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, destacou o facto da saúde ser “sem dúvida nenhuma, a prioridade máxima para o atual executivo”. “Queremos ter uma boa rede de saúde primária no nosso concelho, ou seja, ter centros de saúde com condições dignas para os nossos utentes, mas também para quem lá trabalha”, afirmou.
Acrescentando ser por essa razão “que vamos fazer um investimento único, ímpar, em toda a história da democracia no concelho de Loures: são 17 milhões de euros que vão ser investidos nessa rede de saúde primária, na construção de quatro novos centros de saúde”.
Ricardo Leão referia-se, na ocasião, para além da unidade de saúde do Tojal, aos centros de saúde da Bobadela, de Camarate e do Catujal que estará pronto no próximo mês de março, como já noticiámos neste jornal.
Com uma área de implantação de 1390 m2, o novo edifício divide-se em quatro áreas: Unidade de Saúde Familiar, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, Unidade de Cuidados na Comunidade e Área de Pessoal. Com um único piso, conta com diversos gabinetes de consulta e de enfermagem, várias salas de espera e tratamento, sala de colheitas, sala de movimento e parque geriátrico exterior.
Recorde-se que unidade de saúde está atualmente a funcionar em instalações provisórias de monoblocos.
A construção da Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal terá a duração de 12 meses, com conclusão prevista para janeiro do próximo ano, e irá servir cerca de 14 mil utentes.
Para além da primeira pedra simbólica, foi colocada numa caixa do tempo o auto de notícia de lançamento da primeira pedra, moedas de uso corrente e um jornal diário, que foi fechado para memória futura e enterrado no local.
Esta cerimónia contou com um momento musical, a cargo do Grupo de Cantares da Academia dos Saberes – polo de Bucelas, e com a presença da vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, dos vereadores Paula Magalhães, Nelson Batista, Vasco Touguinha e Tiago Matias, dos presidentes das juntas de freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal, Fanhões e Loures, João Florindo, Jorge Simões e António Pombinho, respetivamente, e a vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Laura Silveira.

Última edição

Opinião