Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Unidade de Saúde

inaugurada por Marta Temido

3 de julho de 2022
Partilhar

A nova Unidade de Saúde de Santa Iria de Azóia, que vai servir uma população de cerca de 21 mil utentes, foi inaugurada no início de junho pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.

A inauguração deste equipamento, que representa um investimento superior a dois milhões de euros e está localizado no Bairro Terra dos Frades (em frente ao mercado), contou com a presença de numerosos habitantes de Santa Iria de Azóia, os quais há muito ansiavam pela sua construção.
“Estamos a inaugurar o equipamento mais desejado pela população e também o mais necessário”, constatou na ocasião o presidente da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão, recordando que “o caminho até aqui foi longo”.
“É a primeira de muitas unidades de saúde que queremos construir no concelho”, afirmou por sua vez o presidente da Câmara Municipal de Loures, reiterando que “este Executivo tem na sua principal prioridade a matéria da Saúde”.
Tal como tinha anunciado aquando do lançamento da primeira pedra da nova Unidade de Saúde do Catujal-Unhos, no passado mês de maio, Ricardo Leão deu conta da sua vontade de inaugurar outros quatro equipamentos no atual mandato: no Catujal-Unhos, em Santo Antão do Tojal, em Camarate e na Bobadela.

O autarca manifestou ainda a convicção de que “até ao final do ano” a Câmara Municipal estará “em condições” de receber do Governo novas competências na área da Saúde. A esse propósito, Ricardo Leão agradeceu à ministra da Saúde o seu “envolvimento” na negociação deste dossiê junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Finalmente, a ministra Marta Temido deixou um elogio às autarquias, sublinhou que “a palavra de ordem” deve ser “trabalhar em conjunto, focado nos utentes”. A governante congratulou-se com a inauguração deste novo equipamento no concelho de Loures e reconheceu que, a nível nacional, “há muitas instalações que não estão como gostávamos”.

Para alterar essa realidade, Marta Temido deu nota dos investimentos que vão ser possível concretizar com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, tanto ao nível da construção de novas unidades de saúde como da requalificação de equipamentos existentes. A ministra da Saúde deu ainda nota de que “o que é mais difícil de fazer” é “garantir os recursos humanos” necessários, acrescentando que o Orçamento do Estado para 2022 contempla algumas soluções nessa área.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, dos vereadores Nuno Dias, Paula Magalhães e Tiago Matias, bem como do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e ainda de José Queimado, o novo Diretor Executivo do ACES Loures e Odivelas.

Fonte: CMLoures

Última edição

Opinião