Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Já foram atribuídas

Hortas Urbanas

6 de novembro de 2021
Partilhar

A Câmara Municipal de Loures procedeu, no dia 29 de outubro, ao sorteio de atribuição dos talhões das hortas urbanas comunitárias do Infantado, localizadas no Parque Urbano do Infantado, em Loures, que resultou de um total de 165 inscrições.

A criação das hortas urbanas comunitárias no Município de Loures visa um desenvolvimento urbano integrado e sustentável. Estas pretendem constituir-se como um espaço de lazer, socialização, partilha de conhecimento intergeracional e multicultural, bem como do reforço dos laços de vizinhança, prática da educação ambiental, valorização da estrutura verde e proteção da biodiversidade, sendo o envolvimento da comunidade local uma peça fundamental para o sucesso deste projeto.

De um total de 165 inscrições admitidas, foram sorteados 31 talhões de um total de 32, sendo que um deles foi previamente atribuído à Escola Básica do Infantado.

A seleção dos candidatos à atribuição dos talhões foi feita com base neste sorteio, por proximidade entre a residência do interessado e a localização do talhão. Para cumprimento deste critério, organizaram-se os candidatos em quatro grupos diferenciados, fazendo-se a distribuição de talhões de acordo com as seguintes percentagens: 35% – residentes num raio de um quilómetro do parque hortícola; 25% – para residentes a mais de um quilómetro do parque hortícola; 30% – para residentes nas freguesias vizinhas; e 10% – para residentes nas restantes freguesias. Assim sendo, foram atribuídos 11 talhões para o primeiro critério (35%), oito para o segundo (25%), nove para o terceiro (30%) e três para o quarto (10%).

Acrescenta-se ainda que este projeto visa a produção agrícola e em modo biológico, bem como a proteção da biodiversidade, assumindo assim, uma vez mais, o compromisso com o ambiente.

Última edição

Opinião