Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Corpo Nacional de Escutas

Distinguidos pelo Parlamento Europeu

7 de março de 2021
Partilhar

Após a Organização Mundial do Movimento Escuteiro (OMME) e a Associação Mundial de Guias (WAGGGS) terem sido nomeados para o Prémio Nobel da Paz 2021, pela contribuição global para a paz e o diálogo, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é distinguido com «Prémio do Cidadão Europeu 2020».

A atribuição deste Prémio ao CNE resulta de uma proposta apresentada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes .

No comunicado do grupo do PSD no PE, destaca o trabalho do Corpo Nacional de Escutas (CNE) - Escutismo Católico Português ao nível da educação e formação dos jovens para a cidadania ativa e para o desenvolvimento de competências.

“É um justo reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido no escutismo, com um contributo de excelência na educação e formação de jovens, com resultados inestimáveis para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, desenvolvida e sustentada nos valores europeus e humanistas”, - José Manuel Fernandes. O prémio assume a forma de uma insígnia honorífica ou, no caso de distinções de natureza coletiva, de uma medalha ou placa, sendo esta uma forma de distinguir o CNE na formação integral do jovem de modo a serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades que, mesmo que nesta fase de pandemia, se adaptou e foi exemplo de cidadania e participação.

O Corpo Nacional de Escutas é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil escuteiros distribuídos por mais de 1000 agrupamentos em todas as regiões do país e foi premiado com o Prémio de Cidadão Europeu 2020, contando o concelho de Loures com cerca de 10 agrupamentos.

Fundado em 1923 e com estatuto de Utilidade Pública desde 1983, o CNE é uma associação sem fins lucrativos, apartidária e integrada na Igreja Católica. Baseia a sua ação num programa de educação não-formal, adaptado aos desafios da nova era, nas finalidades e princípios do método escutista concebido por Baden-Powell — fundador do Escutismo.

Última edição

Opinião