Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Moscavide e Portela

Creche e Jardim de Infância

1 de outubro de 2022
Partilhar

No dia 2 de Setembro de 2022, mês que Rotary dedica à Educação Básica e Alfabetização, foi com enorme satisfação que o Rotary Clube da Portela - após uma longa e desafiante jornada de quatro anos - concluiu mais um Projeto de Subsídio Global na comunidade: a construção do Berçário da Creche e Jardim de Infância Moscavide e Portela.
Na inauguração do projeto, além do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Drº Ricardo Leão, do Presidente da Junta de Freguesia Moscavide e Portela, Drº Ricardo Lima e outros representantes da autarquia, estiveram presentes o Governador do D960, Vítor Cordeiro; a Presidente do Rotary Clube Portela 2022-23, Isabel Colaço e companheiros do Clube; o Governador 2021-22D1960, Paulo Martins; o Governador 2020-21 D1960, Roberto Carvalho; o Governador 2009-2010 D1960, Mário Rebelo; o Presidente da Subcomissão de Subsídios da Comissão da Rotary Foundation D1960, Esteves Guerra; o Governador Assistente do Clube, Paulo Taveira de Sousa. Todos tiveram um papel absolutamente decisivo no sucesso deste impactante projeto na freguesia Moscavide e Portela. A Presidente da Comissão da Rotary Foundation do D1960, Mara Duarte, apesar de ausente neste momento, também teve um papel importante na concretização deste projeto.
Este projeto, constituído por duas salas de berçário e uma de aquisição de marcha, irá permitir que várias dezenas de bebés, entre os 3 e os 12 meses, iniciem o seu projeto educativo, num contexto que lhes proporcione relações afetivas e vivências fundamentais para um desenvolvimento harmonioso. A Drª Sofia Henriques, Diretora Pedagógica da Creche e Jardim de Infância Moscavide e Portela, juntamente com a sua equipa de educadoras desenvolveu um projeto educativo, intitulado “Educar para a Cidadania: Comunicar, Ouvir e Respeitar”.
Um dos principais objetivos em Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, desenvolvendo projetos em parcerias com outras entidades. O Rotary Clube da Portela com uma sólida integração na comunidade local, identificou esta necessidade e aceitou entusiasticamente o desafio de realizar este projeto, no valor global de cerca de 126 mil euros.
O apoio da Rotary Foundation de Rotary Internacional foi determinante, contribuindo com mais de 50% do financiamento total, 68,500€. Este valor resultou do Fundo Anual de Programas e da contribuição de Distritos Rotários do Brasil: 4563, 4479,4780,4760; de Distritos Rotários de Espanha: 2201,2202 e também do Distrito 1960.
Outros apoios foram decisivos para a concretização deste projeto: Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia Moscavide e Portela e de empresários locais: Farmácia Paulo de Campos, Meu Super – Moscavide, Suportel – Supermercados Portela, Portela Café, Zona Óptica – Portela.
Todos juntos entramos em ação para causar mudanças duradouras na comunidade de Moscavide/Portela e assim materializar o projeto Educativo: Construir o Futuro na Idade Certa!

Última edição

Opinião