Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Setúbal a 30 minutos de Lisboa

Comboio em Loures

4 de dezembro de 2022
Partilhar

Setúbal a 30 minutos de Lisboa e novas estações em Alcântara e Olaias.
Plano Ferroviário Nacional pretende encurtar distâncias dentro da Grande Lisboa, reforçando o comboio em Loures e criando eixos entre Sintra e Setúbal e Cascais e a Azambuja.
O Plano Ferroviário Nacional, revelado no dia 17 de novembro e cujo calendário de ação vai até 2050, apresenta uma grande aposta na melhoria das ligações dentro da Área Metropolitana de Lisboa. Uma aposta que é, desde logo, justificada pelos números: dos 175 milhões de viagens de comboio feitas no país, 134 milhões são feitas nos comboios suburbanos de Lisboa. Depois há também o facto de a atual rede ferroviária da AML ter uma "estrutura radial", o que "torna difíceis deslocações que não têm como destino Lisboa", provocando "uma elevada frequência e ocupação às horas de ponta". Situação que este plano pretende mudar, convertendo as ligações radiais "em diametrais, facilitando ligações rápidas entre municípios da periferia da AML" e com "uma elevada frequência durante todo o dia".
Uma das novidades é que A cidade de Loures, que não dispõe de uma ligação ferroviária, passará a ter uma linha a partir de Lisboa, que cortará todo o concelho e ligará diretamente à Linha do Oeste, reduzindo os tempos de viagem para a zona Oeste em 20 ou 30 minutos.

Última edição

Opinião