Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Terá 17 metros de altura

A maior árvore de Natal do mundo em crochê

4 de dezembro de 2022
Partilhar

Terá 17 metros de altura e será composta por 7200 quadradinhos de crochê. A inauguração está marcada para dia 3 de dezembro.
Vai ficar incrível.
Esta iniciativa, que está a ser desenvolvida desde maio deste ano pela Associação de Moradores Unidos da Apelação (AMUA), de Loures, começou por ser uma pequena brincadeira, para “tirar a população mais idosa de casa”, mas tornou-se muito mais do que isso. “Nunca pensámos que este projeto tivesse tanto sucesso. Pensámos inicialmente numa árvore pequena, de três/quatro metros e, depois, como percebemos que iria estar muita gente nele envolvida, avançámos para uma árvore de 17 metros e fizemos uma candidatura ao Guinness”, contou Catarina Canelas, coordenadora do projeto, citada pelo “Diário de Notícias”.
Mais do que tricotar uma obra gigante e bater o recorde do Guinness, o principal objetivo deste projeto continua a ser o mesmo: reunir um grupo de mulheres de várias idades e etnias e reforçar os laços comunitários. “Nós temos a envolvência de toda a comunidade. Temos senhoras africanas, ciganas, que bordam e convivem connosco. Tem sido muito gratificante e superou as nossas expectativas”, sublinhou.
Já não falta muito para a inauguração da tão desejada árvore de Natal: será no dia 3 de dezembro, sábado. Terá uma base triangular de 5,20 metros, 17 metros de altura e será composta por 7.200 quadradinhos de crochê. Como as mulheres de Loures não conseguiram conter o entusiasmo, já bordaram cerca de 9000 — a quase dois meses até à inauguração.
“É fantástico o empenho das pessoas. Estamos a falar de uma população muito envelhecida, muito isolada e tem feito muito bem. Psicologicamente, as pessoas também não estão muito bem, depois desta pandemia. Foi uma forma de estarem ocupadas, de se distraírem e de conviverem”, apontou.
Enquanto espera pela inauguração, aproveite para ler a história da árvore de Natal mais original do ano passado, também construída em crochet, na aldeia de Medelim, Idanha-a-Nova. Era formada por 788 quadrados tricotados à mão pelos habitantes locais, num esforço de união e entreajuda que é a definição do verdadeiro espírito da época.

Última edição

Opinião