Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Dia “da Liberdade”

48º aniversário do 25 Abril

8 de maio de 2022
Partilhar

Este ano comemorou-se o 48º aniversário do 25 de Abril. O dia “da Liberdade” que assinala o fim da ditadura em Portugal.

No Mundo

Aqui ao lado, Emmanuel Macron, centrista liberal é eleito Presidente de França contra Marine Le Pen, da extrema-direita.

No panorama internacional o cenário é este: guerra na Ucrânia desde de fevereiro, em que a Federação Russa invade e destrói o país vizinho.

“A Ucrânia está a enfrentar a “ditadura da Rússia” e que os portugueses “sabem perfeitamente” aquilo que os ucranianos estão a viver.”. - Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia , fez uma referência ao 25 de Abril de 1974 durante a sua intervenção na Assembleia da República,

Em Portugal

Em Portugal a Assembleia da República volta a ser palco da celebração oficial. Pela primeira vez desde há dois anos sem restrições pelo COVID-19, ou seja, sem número limitado de presentes e sem obrigatoriedade de uso de máscaras.

A sessão solene na Assembleia incluiu os discursos dos oito deputados com assento parlamentar e por ordem crescente de representatividade: Livre, PAN, BE, PCP, Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em Loures

Loures é um dos concelhos que esteve sempre na vanguarda da comemoração da data mais significativa quando se fala de liberdade em Portugal.

As festas incluem o tradicional concerto, normalmente com o Pavilhão Paz e Amizade cheio, para ver e ouvir artistas de renome. Este concerto é considerado um dos maiores concertos das comemorações de 25 de Abril de todo o país.

Este ano,o dia 24 foi dedicado ao Concerto "Um só dia" em Celebração dos 85 anos de Manuel Alegre. Os artistas convidados foram Joana Alegre (filha de Manuel Alegre) com Maria Ana Bobone, Tiago Bettencourt e Rita Redshoes.

Para além do concerto, como ponto alto, ao longo de toda a semana foram recolhidos testemunhos de muitos que viveram o 25 de abril, peças de teatro e exposições que são realizadas nesta altura, eventos desportivos e passeios culturais.

 

"Não nos digam que o debate é entre quem quer simplesmente manter o que existe e quem quer destruir o que existe. Que triste e que pobre visão do mundo a de quem acha que o campo de possíveis da democracia se resume a sermos democratas liberais ou iliberais".

José Soeiro

Deputado do BE nas comemorações do 25 de Abril de 2022

Última edição

Opinião