Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Santa Casa da Misericórdia de Loures

4 milhões investidos na misericórdia

4 de setembro de 2022
Partilhar

No ano em que comemora 25 anos de fundação, a Santa Casa da Misericórdia de Loures viu ser aprovada a sua candidatura aos fundos do Plano de Resolução e de Resiliência para o Setor Social, no valor de quase quatro milhões de euros (3.399.600.00€), para a construção denominado ‘Complexo Social Sénior’. Trata-se de um dos maiores projetos a nível nacional no âmbito da economia social.

Com a concretização deste sonho, a Misericórdia de Loures garante o seu contributo na ampla resposta que urge ser dada no concelho de Loures para a criação de equipamentos sociais que se dediquem à população idosa, de acordo com novas práticas que alcancem uma melhor qualidade e capacidade, acompanhando as mudanças naturais que o tempo e os conhecimentos podem trazer.

Este ‘Complexo Social Sénior’ terá como objetivo a implementação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas com capacidade de até 80 camas, de um Centro de Dia com capacidade de até 40 vagas, e por fim, de um Serviço de Apoio Domiciliário com capacidade inicial de até 40 vagas. O fundamento deste projeto reside naquilo que a Carta Social, enquanto ferramenta de trabalho do Instituto de Segurança Social identifica como carências no território do concelho lourense, assim como o Diagnóstico Social, documento esse validado pelo Município de Loures, que igualmente identifica as situações de maior carência de respostas sociais no seu território.

A par destas ferramentas de trabalho social, a Misericórdia de Loures conta ainda com o seu trabalho dentro da Rede Social onde colabora no Serviço de Atendimento Integrado e Acompanhamento Social Integrado de Loures juntamente com diversas outras entidades de natureza assistencial social, e o contacto regular de proximidade junto da população que continua numa procura ininterrupta por respostas sociais. A vivência atual em sociedade permite uma clareza cada vez maior e mais profunda de que tendencialmente as necessidades do ponto de vista económico são cada vez maiores, aumentando deste modo a procura por soluções. O projeto ‘Complexo Social Sénior da Misericórdia de Loures está previsto ter início no princípio do ano 2023, vindo a ser localizado no Bairro da Paradela em Santo António dos Cavaleiros.

Para que este sonho que é de melhor servir a população, com qualidade e capacidade, a Misericórdia de Loures precisará que a população do concelho de Loures acompanhe e apoie como puder e souber. Todos seremos sempre poucos, mas essenciais, porque a obra que é de todos, será por todos, principalmente por aqueles que a sociedade reconhece como mais carentes de respostas como as que se pretendem agora implementar, reforçando a rede social existente no concelho.

A missão de uma Santa Casa da Misericórdia implica ter a capacidade de olhar para a pessoa na sua totalidade e procurar ser parte da solução para aquilo que necessita de apoio. Por essa razão são várias as áreas de atuação onde a Misericórdia de Loures tem vindo a estar e apostar a sua formação e os seus recursos humanos, desde os seus trabalhadores aos seus voluntários.

Destaca-se o apoio alimentar, de aquisição de medicamentos, de acompanhamento na área da saúde mental, seja através do Café Memória de Loures ou das consultas de Psicologia a preços mais adequados aos rendimentos das pessoas e seus agregados familiares, passando pelas diversas parcerias que permitem responder com custos mais baixos ao acesso a determinados produtos e serviços, assim como garantir a sustentabilidade da instituição. Em tudo quanto faz, esta instituição procura dar continuidade e visibilidade ao bem pelo qual foi chamada a servir.

Diremos melhor que a Misericórdia de Loures só serve enquanto existir pelo bem comum. Se assim não fosse nenhum dos seus projetos teriam sentido. Nos próximos meses a Misericórdia de Loures desenvolverá uma série de iniciativas e de ações que procurarão dar a conhecer melhor à comunidade a sua atividade, assim como os seus diversos projetos em desenvolvimento, destacando-se o Serviço de Apoio Domiciliário a ser implementado brevemente em Santo Antão do Tojal para 40 vagas em regime alargado, procurando reforçar essa resposta social na zona norte do concelho de Loures.

Para conhecer melhor a Misericórdia de Loures convidamos os estimados leitores a seguirem-nos nas nossas redes sociais e a verem o nosso site (www.misericordiadeloures.com), podendo subscrever por e-mail o nosso Boletim Informativo com ritmo trimestral.

Última edição

Opinião