Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Presidente do Conselho de Administração da GESLOURES

Um ano de mandato e a visão do futuro

4 de dezembro de 2022
Partilhar

Lurdes Gonçalves assumiu a Presidência do Conselho de Administração da GESLOURES há um ano. O presente e o futuro das piscinas municipais em análise numa nova visão assumida por uma gestão que quer produzir algo diferente. E que classifica a empresa como «topo nacional».

Findo o primeiro ano de mandato da nova administração na Gesloures, quais seriam os principais destaques do vosso trabalho?
É verdade, um ano. Destacaríamos entre outros, um compromisso muito forte com a eficiência energética, e dando corpo a esse compromisso estão as certificações energéticas das piscinas de Santo António dos Cavaleiros e de Loures.
A transição digital com a criação da APP GesLoures, em que os alunos podem marcar aulas, adquirir equipamentos; a introdução do pagamento por entidade e referência que facilita em muito a circulação e atendimento nas secretarias; O Portal do Aluno e inscrições on-line, num futuro próximo a instalação de quiosques eletrónicos nas 4 piscinas.
A manutenção das 3 equipas de competição, todas com resultados de âmbito nacional, tendo a Natação Adaptada e a Natação Artística obtido mais uma vez resultados de destaque internacional.
Destacaria a reposição e criação de mais aulas e alargamento de alguns horários para os nossos clientes, aumentando o leque de oferta da nossa parte e o leque de opções dos munícipes.
Mas acima de todos, o seguimento das Orientações Estratégicas do Município em que reconvertemos os nossos Quadros Normativos, alterando taxas e preços de aulas para possibilitar maior acessibilidade aos equipamentos, como por exemplo:
A taxa de inscrição para crianças entre os 37 meses e os 15 anos, passa de 30€ fixos, para um valor de acordo com o escalão de IRS das Famílias, democratizando cada vez mais o acesso aos equipamentos.
Redução do preço das mensalidades para a População Sénior (+65 anos) em 20%
Criação de aulas e horários Low- Cost para idades entre os 15 e os 65 anos
Redução da taxa de inscrição para a “Hora dos Sábios” em cerca de 30%
Redução do valor da mensalidade em mais de 10% nas Aulas de Hidroterapia para a População Sénior
Na área da manutenção e conservação além das obras de melhoramento de balneários e vestiários, uma preocupação com a Saúde da Mulher, com instalação de baldes asséticos e recipientes para fraldas.
No âmbito da Comunicação, a publicação de uma Newsletter para manter os nossos clientes envolvidos com o dia-a-dia da GesLoures, a publicação no site da GesLoures dos Relatórios trimestrais de atividade para promoção de uma nova relação com os clientes, mais informativa, mais transparente.

Para além da prática da natação desportiva e de competição que outras valências tem a GESLOURES?

Temos uma oferta alargada em vários setores da atividade física e bem-estar: Fisioterapia; Massagens; Hidroginásticas; Aulas de Fitness de diversas intensidades e para várias idades e condições físicas; Ginásio em Stº António dos Cavaleiros; Temos a Escola de Natação; Aulas para Bebés; Programas de Adaptação ao Meio Aquático para as Escolas do 1º Ciclo; Programas para Populações Especiais, um Programa Piloto de reabilitação pós AVC, enfim, creio que possuímos uma oferta alargada sempre com espaço para inovação e melhoria.

Qual é a atual situação financeira da empresa?

O 1º Semestre de 2022 é histórico na GesLoures. Apresentámos saldo positivo, como nunca pensaríamos possível no início. Este resultado deve-se ao regresso às aulas dos alunos, pós- pandemia, na nova oferta de aulas diversidade das mesmas, em que tentámos ir de encontro às expetativas dos nossos clientes.
À implementação de um conjunto de metodologias e procedimentos, entre os quais: Um novo modelo de gestão assente num novo organograma, visto que esta data de 2014.
Uma gestão rigorosa que significa controlar os custos, aumentar as receitas, implementação de objetivos e metas. Criar e inovar.
Neste momento perspetivamos ter um Resultado Líquido do Exercício positivo, o que nos abre as portas a outros projetos.

Qual o estado dos edifícios e equipamentos da Gesloures?

À exceção da Piscina de Loures, os restantes equipamentos são propriedade da CML.
Considero que os edifícios não estão em bom estado, nos últimos 8 anos, poucas obras de fundo foram realizadas, e como constatamos nalguns equipamentos, são bastante necessárias. Foi enviado à CML para constar no Orçamento, reparações necessárias na Portela, Santa Iria de Azóia e Santo António dos Cavaleiros.
Dou-lhe um exemplo, pequeno, mas significativo: passámos a ter a Nossa bandeira hasteada. Um símbolo do orgulho que temos dos últimos 30 anos de história, e uma lembrança de que para honrá-la muito há para fazer.
Na parte interior- os equipamentos, precisamos de modernizar todo o sistema técnico de suporte à qualidade do ar, da água.

Quais são as principais prioridades imediatas da Gesloures?

As nossas prioridades imediatas passam por vários tópicos:
Reestruturação da Empresa que passa pela reorganização de departamentos, com um novo organograma, permitindo um novo modelo de gestão centrado na satisfação do cliente.
Questão energética, em que além de um Plano de Poupança de Energia já elaborado, estamos a finalizar projetos para nos candidatarmos a linhas de financiamento do PRR, na medida em que com o aumento dos preços do gás e eletricidade necessitamos de recorrer a formas de energias renováveis para fazer face aos custos, mantendo a qualidade.
Aumentar, o número de clientes através de uma maior inovação e diversificação de oferta.
Consolidar a Gestão documental e o registo de assiduidade biométrica, aliado à colocação de quiosques eletrónicos nas 4 piscinas.
A falta de fardamentos para os trabalhadores e colaboradores da Gesloures levou à nova aquisição
A escassez dos equipamentos das Equipas desportivas, levou-nos a aquisição com um novo design, algo que não era realizado desde 2017.

Do ponto de vista estratégico quais as prioridades a médio e longo prazo?

As linhas Orientadoras da Câmara Municipal de Loures são nesse aspeto bem claras: temos de diminuir a nossa pegada ambiental através da redução das emissões de carbono, da redução de gastos energéticos, de práticas contabilísticas que permitam uma gestão transparente e respeitadora dos recursos públicos, temos de aumentar o nosso número de alunos nas piscinas, através da diversidade de atividades: a escola de Natação, o Fitness, mas também a Fisioterapia.
Parecem conceitos abstratos, mas que têm uma aplicação bem real no dia a dia da GesLoures, como por exemplo: quanto maior eficiência energética conseguirmos atingir, mais condições asseguramos para poder praticar preços mais atrativos, quanto mais digitais formos, melhor acompanhamento poderemos garantir aos clientes que se dirigem a nós pela primeira vez, maior capacidade teremos para contactar os nossos clientes que por alguma razão deixaram de frequentar os equipamentos.
Quanto mais transparentes formos, maior credibilidade possuiremos para contratar e manter os melhores profissionais, melhorando deste modo a qualidade da GesLoures.
Se tivesse de definir a GESLOURES numa frase, que frase usaria?
Neste contexto de mudança, diria: A definição de loucura é esperar resultados diferentes com processos iguais.

Se tivesse de classificar a Gesloures no panorama nacional na qualidade do trabalho desenvolvido em que lugar a colocaria?

Classificaria a GesLoures no topo nacional. Mas não sou apenas eu que o afirmo a Associação de Municípios Amigos do Desporto, entidade que envolve 167 municípios que partilham entre si boas práticas desportivas, distinguiu recentemente a Piscina de Santo António dos Cavaleiros em conjunto com o Pavilhão Paz e Amizade como o 2º melhor complexo desportivo de Portugal, não apenas pelas suas valências, mas também pelas práticas de gestão de recursos e organização de gestão desportiva. Com profissionais de qualidade, devidamente certificados e com a experiência necessária para continuar este projeto iniciado há 30 anos. E que conta com uma História rica, povoada de pessoas de grande qualidade profissional e humana que no plano desportivo elevaram o nome da GesLoures aos patamares mais altos do Desporto, nos quais se destacam claramente as presenças que a GesLoures teve e tem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Uma grande validação e reconhecimento público da qualidade da GesLoures!

O que gostaria que as pessoas dissessem sobre a Gesloures?

Que se trata de uma Empresa sustentável financeiramente, com uma estrutura de funcionamento credível, e em que os dinheiros públicos são bem aplicados e executados.
Gostaria muito que as pessoas sentissem que estamos verdadeiramente cá por elas, que quando frequentam os nossos equipamentos se sintam numa casa que também é sua, enquadrados com simpatia, qualidade e profissionalismo.
Que digam da GesLoures, que sintam pela GesLoures, o orgulho e carinho que sentimos em tê-las connosco.
Esta é a Missão que nos norteia, quer nos últimos 30 anos, quer para o futuro.
Na área da sustentabilidade de que forma são geridas as piscinas do nosso concelho? Estamos a trabalhar arduamente nesse processo.

Última edição

Opinião