Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Festival Caracol Saloio 2023

"Que seja tão bom ou melhor que no ano anterior"

2 de julho de 2023
Partilhar

A última edição do festival contou com um número impressionante de visitantes, totalizando 117 mil pessoas, provenientes de várias regiões do país e do estrangeiro. Foi a edição com o maior número de visitantes até ao momento. Apesar disso, vale a pena salientar que apenas 9 tasquinhas estiveram presentes no evento. Além disso, foram consumidos cerca de 47.000 litros de bebidas e aproximadamente 20 toneladas de caracóis.

Como avalia a aposta do ano passado?
A edição de 2022 foi claramente uma aposta ganha. A alteração do espaço proporcionou maior dignidade e qualidade ao evento, oferecendo um ambiente amplo e arejado, proporcionando uma experiência dinâmica. Isso permitiu que os nossos visitantes desfrutassem do bom clima e saboreassem os melhores caracóis.

Pela vossa sensibilidade o que pensaram os restaurantes e os visitantes de 2022?
O feedback que recebemos foi muito positivo, tanto dos restaurantes como do público em geral. Os restaurantes têm agora condições muito melhores para trabalhar e receber os visitantes. Já os visitantes também sentiram e desfrutaram mais do festival como um todo, tanto em termos gastronómicos, como em relação aos espetáculos musicais, que melhoraram significativamente.

Quais são as vossas expetativas para o Festival do Caracol Saloio 2023?
Esperamos que seja tão bom ou melhor que no ano anterior. Estamos a fazer alguns ajustes onde sentimos essa necessidade, de modo a melhorar a experiência de quem nos visita.

Quantas pessoas esperam no festival?
É sempre difícil prever o número de visitantes e arriscado esperar um número irrealista. Mas naturalmente esperamos um número de visitantes semelhante à edição anterior.

Que novidades podemos esperar?
Este ano temos 21 bancas de artesanato e de produtos regionais, todas elas provenientes do Concelho. Contamos também com 8 opções de street food. Paralelamente temos uma participação especial dos Museus e Bibliotecas de Loures, na promoção e dinamização da oferta cultural e infantil, e temos um renovado Lounge de Vinho, dedicado aos produtores do nosso Arinto de Bucelas.
Acrescento ainda, que este ano, encerramos uma hora mais tarde, à 1 da manhã, nas sextas e sábados para que quem queira possa ficar a aproveitar um pouco mais do festival até mais tarde.

Como funcionará o espaço?
O espaço tem as mesmas funcionalidades do ano passado, com a adição de uma nova tasquinha. O Lounge de Vinho está mais próximo dos restaurantes, e todos os visitantes podem desfrutar das várias atrações e espaços disponíveis no nosso festival.

Quais os principais destaques gastronómicos?
O Festival destaca-se muito pela capacidade de inovação e disrupção. Para além dos tradicionais caracóis cozidos e caracoletas assadas, de sabor único, teremos como habitualmente mais de 50 especialidades gastronómicas em destaque, incluindo pratos como Caracoleta à Bulhão Pato, Feijoada de Caracóis, Chili de Caracoleta, Pataniscas de Caracol, entre outros.

Temos em 2023 a Rota do Caracol Saloio? Como funciona?
A Rota do Caracol Saloio visa promover e destacar Loures como a Capital do Caracol e está a decorrer desde o dia 1 de maio até ao dia 31 de julho. Como critérios de participação os restaurantes deverão ter caracóis cozidos e uma especialidade com caracóis/caracoletas. A participação na Rota é um dos critérios obrigatórios para a participação no Festival do Caracol Saloio. Este ano temos estabelecimentos de todo o concelho de Loures.

Quer endereçar aqui um convite aos visitantes para virem ao Festival do Caracol?
Gostaria de convidar calorosamente todos a visitar o Festival do Caracol e a juntarem-se a nós neste evento espetacular. É com grande entusiasmo que prometemos uma experiência inesquecível, repleta de diversão, boa comida e alegria. O Festival do Caracol é o lugar ideal para aproveitar o verão, desfrutar de deliciosos pratos de caracol preparados com maestria e descobrir as maravilhas culinárias da nossa região. Venha celebrar connosco e tornar esta edição do festival ainda mais especial. Contamos com a sua presença!

Última edição

Opinião