Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

Opinião de Ricardo Andrade

O Futuro Diz Presente!

6 de janeiro de 2020
Partilhar

Começa um novo ano. Um ano em que não sabemos o que nos espera. Um ano em que a vida se encarregará de trazer momentos bons e outros talvez não tão positivos como desejaríamos.

Cada novo ano é um início. Cada novo ano é um recomeço. Cada novo ano é um conjunto de descobertas. De não sabermos o que nos espera. De ansiarmos. De imaginarmos. De sonharmos. Mas será que podemos estar preparados para tudo isso se não tivermos uma boa base de valores e de princípios? Será que podemos enfrentar todas as incertezas se não estivermos seguros de nós mesmos? Será que podemos construir parte do nosso ano se não nos mantivermos sempre fiéis ao que somos?

Creio que não. Acredito que quer na vida pessoal, quer na profissional e também na política as máximas que professamos devem ser aquelas pelas quais regemos a nossa conduta.

E se procuramos ter certo tipo de conduta devemos não apenas exigir comportamentos que respeitem esse conjunto de pergaminhos mas também buscar, apoiar e estar ao lado daqueles que possam personificá-los. Como podemos esperar um futuro melhor se não buscarmos fazer opções que nos levem até ele?Será que limitarmo-nos a ficar sentados à espera que o futuro nos bata à porta é a melhor opção?

Penso que não. Sinto verdadeiramente que devemos ter sempre a coragem, não apenas de trilhar o nosso caminho mas também de ajudarmos a que outros possam fazer o mesmo para o amanhã coletivo. E esse percurso... esse faz-se dia a dia.

Faz-se de tomadas de posição como aquela presente nas linhas que aqui deixei no mês passado em que assumi, mais uma vez, publicamente o apoio ao Miguel Pinto Luz na corrida à liderança do PSD e, consequentemente, aos destinos do nosso país. Sabia nessa altura que o nome e a pessoa podiam ser pouco conhecidos de muitos dos leitores.

Sabia ainda que teria que ser o Miguel a provar, a cada passo, a cada oportunidade, que era não uma surpresa mas sim uma certeza. Sabia que a minha palavra nunca bastaria para que muitos vissem que valia a pena apostar em Miguel Pinto Luz para mudar muito do que precisamos que seja bem diferente do que temos tido.

E tudo ficou bem mais simples depois do debate de 4 de dezembro na RTP em que todo um país (onde os leitores se incluem) pôde comprovar que nem “todos são iguais” e que há mesmo um candidato à liderança do PSD que trilha um caminho diferente, de modernidade, de “pedrada no charco”, de sólida preparação técnica e multidisciplinar, de desapego às lógicas tradicionais, de negação do maniqueísmo político instalado, de responsabilidade pura, de frontalidade educada, de visão estratégica, em suma... um caminho em que “ O Futuro Diz Presente”!

Última edição

Opinião