Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

A opinião de Ricardo Andrade

Construir na oposição

17 de novembro de 2017
Partilhar

Tomei há poucos dias posse na Assembleia Municipal de Loures. Poderia ser mais uma assinatura, mais um acto formal, mais um momento como vários que já tive ao longo de um percurso de participação cívica que, sem eu saber como, já tem alguns anos.
Discursei como fizera em outras sessões da Assembleia Municipal de Loures. Desta vez fi-lo, no meu íntimo, de forma diferente. Menos programada, sem papel, sem um construção prévia que moldasse as palavras.
A casa da democracia de todos os Lourenses é hoje, ao nível da sua composição, diferente do que havia sido há quatro anos ou há oito. Existem duas forças políticas representadas neste importante órgão pela primeira vez (o PPM e o PAN) e temos agora uma pluralidade maior, pois não contamos agora com apenas cinco ou seis forças políticas, mas com sete.
Nos últimos anos, a força politica mais votada para o órgão deliberativo e fiscalizador por excelência do nosso Concelho acompanhou a votação para a Câmara Municipal de Loures. Mas desta vez não. Desta vez os munícipes quiserem colocar na posição de mais votados os partidos da oposição na Câmara Municipal e isso é um sinal que deve ser lido e interpretado por todos de uma forma honesta, humilde, realista mas, acima de tudo, descomplexada e responsável.
Ao PPP/PSD, que confiou em mim para liderar a lista da Coligação Primeiro Loures onde o PPD/PSD era a força politica maioritária, cabe agora ter a capacidade de não defraudar as expectativas e de ser, não apenas mais uma das forças políticas com assento na Assembleia Municipal mas, acima de tudo, uma verdadeira oposição e uma acérrima defensora e garante da construção de uma Assembleia Municipal mais representativa e mais próxima das populações.
Dos eleitos do PPD/PSD na Assembleia Municipal de Loures espera a população que cumpram o programa pelo qual foram eleitos e que marquem a diferença sendo essenciais para uma mudança do paradigma governativo no Concelho de Loures.
Em tempos em que a credibilidade de muitas forças politicas e de muitos políticos é, diariamente, posta em causa, torna-se essencial para o PSD Loures não ser apenas mais um do rol de criticados pela sua incapacidade de ser diferente mas sim aquele que verdadeiramente faz a diferença e que marca pelo compromisso de coragem e de contrato com a verdade, doa a quem doer.
Apenas assim, poderá vingar esta forma diferente de fazer política que colocou Loures no centro do panorama político nacional nos últimos meses. Apenas assim, 2021 poderá estar ao alcance de uma nova maneira de fazer política. Apenas assim poderá existir uma verdadeira mudança no futuro de todos os Lourenses.

Última edição

Opinião