Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Um Natal mais indie

6 de dezembro de 2014
Partilhar

... ou a playlist alternativa aos coros de centro comercial em repeat!

Nesta época, o som de fundo (às vezes bem mais que de fundo) residente nos espaços comerciais portugueses não será propriamente o mais convidativo e apelativo à sanidade mental dos seus clientes. É quase um contra senso mas na verdade coros de ternurentas crianças a clamar “a todos um bom Natal” em modo repeat, rapidamente se transformam num inferno capaz de ombrear com o outro que são as compras propriamente ditas.

Deixamos neste número do Notícias de Loures a sugestão de uma playlist alternativa para quem não pretendendo dispensar a temática do Natal e afins, não queira por outro lado sujeitar-se ao martírio também conhecido como tortura inevitável da época, de continuar a escutar em casa, no carro ou no trabalho aquilo que forçosamente irá ouvir nos ditos espaços. É uma ideia! Feliz Natal!

1. The Waterboys – December Um tema do álbum estreia dos escoceses Waterboys gravado em 1982 precisamente para a época natalícia.

2. Chris Rea – Driving home for christmas Clássico de Natal (de facto não é mesmo nada alternativo) das ruas de Nova Iorque ou Londres, editado em 1986. Por cá também se escuta, em lojas de bom senso e é perfeito para a quadra.

3. Paul Haig – Christiana Tema editado pela independente belga “Les disques du crepuscu- le” numa coletanea de Natal.

4. Tom Waits – Christmas card from a hooker in Minneapolis Uma canção escrita por Tom Waits e editada em 1978. Há quem diga que é um sketch bem lacónico na primeira pessoa. A letra narra uma carta escrita por uma prostituta a um homem de nome Charlie.

5. !!! – And anyway it’s christmas Tema de 2013 dos nova iorquinos !!! ( Chk Chk Chk), a última banda de quem se esperaria uma sentimental canção de Natal com sininhos e harmonias vocais.

6. Magnetic Fields – Everything is one big christmas tree Tema que integra o álbum “Realism” de 2011 da banda de Stephin Merritt.

7. Galaxie 500 – Listen the snow is falling Tema de 1990 para a banda americana de culto, Galaxie 500.

8. Mazzy Star – Flowers in December Do álbum “Among my swan” de 1996.

9. The Walkmen – No christmas while i’m talking Tema incluído no 2o álbum de ori- ginais da banda “Bows + arrows).

10. Flaming Lips – A change at christmas Do ep “Ego tripping at the gates of hell” de 2003 e em que a letra fala de paz, amor e solidariedade entre os homens de uma forma que nunca percebemos se é ou não séria.

11. Mojave 3 – Breaking the ice Tema retirado do derradeiro álbum de originais dos Mojave 3, “Puzzles like you”, fiel ao som característico da banda que cruza dream pop com folk/rock.

12. Au Revoir Simone – Fallen snow Tema do aclamado álbum “The bird of music” de 2007, deste trio feminino de Brooklyn.

13. Sufjan Stevens – Holy Holy Holy Sufjan Stevens não fez por menos e em 2006 lançou não um mas uma coleção de 5 discos intitulada “Songs for Christmas”, onde se inclui “Holy Holy Holy”.

14. Snow Patrol – When i get home for christmas Incluído em coletanea de Natal de 2000 com versões e originais de diversos artistas.

15. The Raveonettes – The Christmas song Single obscuro de 2003 do duo dinamarquês.

16. Low – Just like christmas Mais uma banda de raís muito indie que se dedicou em exclusivo a fazer um álbum de Natal em 1999, no caso um presente para os fans do grupo.

17. Julian Casablancas – christmas treat A voz dos Strokes num tema que primeiro se chamou “I Wish It Was Christmas Today” e utiliza- do no programa de tv americano “Saturday night live”.

18. Antena – Noelle à Hawai A visão diferente de um Natal no Hawai para o trio franco-belga Antena em 1982.

19. The Shins – Wonderful christmastime A versão dos Shins em 2012 para o tema “Wonderful christmasti- me” de Paul McCartney.

20. Cat Power – Have your- self a merry little christmas E para finalizar a versão de Cat Power para este tema escrito por Hugh Martin e Ralph Blane e celebrizado mais tarde por Judy Garland e Frank Sinatra.

Última edição

Opinião