Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

HAIM - Women In Music Pt.III

5 de julho de 2020
Partilhar

As irmãs Alana, Danielle e Este Haim, formaram no ano de 2006, em San Fernando na Califórnia, a banda Haim, trio familiar que junta elementos da música rock dos anos 70, a synth-pop dos anos 80 e o R&B para de uma forma muito fresca e própria nos trazerem a sua música.

Quando do lançamento do seu 1º álbum “Days are gone”, em 2013, as Haim já não eram propriamente umas novatas contando com uma larga experiência musical de composição e palco no qual acompanharam uma série de artistas mais ou menos credenciados (destaque para Julian Casablancas dos Strokes, Jenny Lewis e CeeLo Green).

Esse disco estreia trouxe às Haim reconhecimento e sucesso através da boa performance comercial e da nomeação para um Grammy, além de uma extensa tour de dois anos em partilha com os maiores nomes da cena musical mundial.

Em julho de 2017 as Haim regressam com novo disco, “Something to tell you”, mais soft que “Days are gone”, novo e enorme tour e mais colaborações com Twin Shadow e Vampire Weekend, entre outros.

“Women in Music Pt. III” lançado no dia 26 de junho, com selo da Universal Music, 16 faixas distribuídas por 52 minutos, reúne uma catarse de condimentos clássicos da música pop. A morte da melhor amiga de Alana, a diabetes tipo I de Este, a depressão pós tour de Danielle e o diagnóstico de cancro do seu companheiro e co-produtor do álbum, Rechtshaid poderiam funcionar como força de bloqueio só que…não.

O título “Women In Music Pt. III”, surgiu a partir de um sonho da vocalista/guitarrista Danielle. Danielle ligou para as irmãs, que riram e adoraram a sugestão. Com o bónus de que nunca mais teriam que responder à entediante pergunta “como é ser mulher na música?”.

Os primeiros flashes surgiram via Instagram no passado mês de fevereiro: um vídeo das três a comer um cachorro quente. No mês seguinte, veio o anúncio de que um álbum completo seria lançado em abril (o que não se verificou devido ao covid).

Poucos dias depois, a banda iniciou uma pequena tournée de promoção em delicatessens em cidades como Nova Iorque, Chicago e Washington e para continuar a divulgar o novo trabalho durante a quarentena, as irmãs encontraram formas divertidas de se ligar aos fãs, como, por exemplo, aulas de coreografias dos vídeos e Late Shows a partir das suas casas.

“The Women in Music Part III” é uma bela manta de retalhos unidos por um forte elo familiar e pintados pela miscelânea de influências que as irmãs Haim beberam ao longo da sua vida. E a tal catarse emocional é aqui aplicada resultando em canções com apelo Pop irresistível.

Joni Mitchell, Fleetwood Mac, Tom Petty, Prince e Lou Reed são influências detetáveis de forma mais ou menos evidente nos excelentes temas “Gasoline”, “3 A.M.” “Summer girl”, “Man from the magazine”, “This flight tonight” e “I know alone”.

Cheira a pop, rock, garage, folk e até reggae.

Danielle, a tímida vocalista desponta como líder natural das HAIM e ainda mostra uma
feminilidade que se lhe desconhecia e que utiliza como força e poderio criativo sem roubo de protagonismo às manas.

Em “Women In Music Pt. III” a confiança e a liberdade de 3 mulheres oferecem-nos um grande disco.

Mulheres ao poder!

Última edição

Opinião