Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Fleet Foxes Shore

3 de outubro de 2020
Partilhar

Oriundos de Seattle, os Fleet Foxes no ativo há 14 anos, acabam de lançar o seu 4ª trabalho de originais “Shore”.

No press release de apresentação do novo trabalho, Robin Pecknold, vocalista, guitarrista e líder da banda, refere que nos últimos meses o assolou a vontade de trabalhar e de se sentir útil, o que não causa estranheza se pensarmos nos Fleet Foxes como uma das bandas mais requisitadas, para atuar ao vivo mundo fora. Acrescenta Robin que se redescobriu escutando Arthur Russell, Curtis Mayfield, Nina Simone, Van Morrison, João Gilberto, Tim Maia e Tim Bernardes, jovem talento da música brasileira que recentemente colaborou com os portugueses Capitão Fausto e que participa neste disco cantando e bem, em português no tema “Going to the sun road”.

Editado a 22 de setembro, precisamente no início do outono e acompanhado por um filme de 55 minutos, “Shore” é um excelente disco de sofisticado pop folk orquestrado na senda dos clássicos dos America, Beach Boys, Moody Blues e Fairport Convention mas com o toque de modernidade com o qual os Fleet Foxes lidam muito bem, onde os sintetizadores e as harmonias vocais se interligam com nota superior num exercício de easy listenig fiel à sonoridade que marca a banda.

Neste disco a linguagem dos sentidos e os elementos terra, sol e mar estão muito presentes algo que até poderá ser associado ao facto de Robin Pecknold ter passado cerca de um mês, em refúgio rural, precisamente em Portugal, a compor para “Shore”.

À linguagem mais simples e direta dos dois primeiros álbuns “Fleet Foxes” e “Helplessness Blues”, seguem-se a grandiosidade, forma progressiva e arrojo de “Crack”, mais contido neste “Shore”, o que torna todo o disco agradável e harmonioso de escutar.

Além dos teclados múltiplos e da voz peculiar de Robin, há ainda as destacar os arranjos de sopros, as guitarras acústicas dóceis e as secções rítmicas não agressivas que tanto confortam nesta, hora de música, 15 temas que “Shore” nos oferece.

Os Fleet Foxes são em 2020 um valor seguro da música indie na sua variante pop folk.

“Shore” é um dos melhores discos do ano nessa categoria.

A não perder!

Última edição

Opinião