Anuncie connosco
Pub
Opinião
Gonçalo Oliveira – Actor
Gonçalo Oliveira
Actor

O cão ladra e a caravana passa!

Mundo Cão

7 de agosto de 2018
Partilhar

O cão ladra e a caravana passa!

Mentira! Redonda mentira! Nem o cão ladra... E o problema maior é que a caravana continua a passar impávida e serena!

Era uma vez, no tempo em que a democracia aprendia os primeiros passos e o povo português com ela aprendia o que era a Liberdade, se não estou em erro, fui ao cine-estúdio Satélite no cine-teatro Monumental, se a memória não me atraiçoa, ver um dos dois filmes de Arrabal a que assisti na minha vida; ou foi “Viva la Muerte” ou “Irei como um Cavalo Louco”. Naquele tempo, antes do filme principal, onde antes o público era bombardeado com as “Actualidades” do país a preto e branco e já com cheiro a bafio, passou a poderem ver-se documentários. É neste ponto e antes de um dos filmes supracitados de Arrabal, que eu vi “Mundo Cão”.

“Mundo Cão” é uma série de documentários, originariamente gravados em 1962, mas devido ao grande êxito e comoção que causou, foram realizando-se posteriormente várias partes ao longo dos anos.

Os documentários retratam e revelam a crueldade e em alguns casos o bizarro do comportamento humano. O realizador foi percorrendo o mundo captando estranhos usos e costumes, desde a mais remota ilha, até à mais civilizada cidade. É que o ser humano tem comportamentos incompreensíveis e cruéis, quer viva em civilização, quer viva em estado selvagem. Todas as imagens e cenas correspondem à mais pura realidade. Não houve encenações nem dramatizações, foram filmadas conforme aconteceram.

Mondo Cane, em idioma português Mundo Cão, é um filme documental realizado em 1962 e dirigido pelos cineastas italianos Paolo Cavara, Gualtiero Jacopetti e Franco Prosperi, que deu origem ao género conhecido hoje como Shockumentary.

Tudo isto para vos falar sobre os trabalhos de investigação jornalística apresentados pela TVI, tal como “O Segredo dos Deuses” sobre adopções ilegais por parte da IURD, caso “Raríssimas” sobre a gestão danosa da presidente da associação com o mesmo nome, “Intocável” sobre o presidente da Federação de Taekwondo e ultimamente “Sem Misericórdia” sobre maus tratos a idosos.

Tudo isto para vos falar da Síria.

Tudo isto para vos falar sobre as mortes no Mediterrâneo.

Tudo isto para vos falar do Mundo Cão em que vivemos e participamos e somos TODOS coniventes!

Por favor vejam estes documentários que começam em 1962!

E não se esqueçam de ao vê-los, lembrarem-se que estamos em 2018!

Boas férias!!!........... se conseguirem!!!!

Última edição

Opinião