Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

A Barca embarcou e os rios abraçou

8 de outubro de 2023
Partilhar

Pois assim foi, o Nuno e o seu “Artelier” levaram a barca do Tejo ao Trancão e vice-versa… No entretanto, devolvem o rio às pessoas, e olhar para o rio é cuidá-lo, é dar-lhe a vida que, teimosamente, lhe tentaram tirar ao longo de anos.
E o teatro saiu à rua.
Não sendo católico acredito, de facto, em milagres, nesses sim, eu acredito. Sejam eles promovidos pela força do Homem comum ou por pessoas como o Papa Francisco, que no mínimo, para não idolatrar em excesso, é um grande homem e um humanista. A sua vinda a Portugal, na JMJ, contribuiu de forma decisiva, para o concluir de algo sonhado há muito tempo, mas distante no tempo: o passadiço em modo via pedonal e para bicicletas que une finalmente Lisboa a Vila Franca. Faltava a nossa parte. Está feita. Subscrevo as palavras de Ricardo Leão, presidente da autarquia, na inauguração do passadiço, quando disse que dever-se-ia chamar «Papa Francisco», a Ponte, ou o passadiço, ou tudo, pois se a obra foi dos homens, a ação essa, foi divina.
Fica desde já um apelo ao Papa Francisco, volte por favor, quando puder, mas desta feita para visitar o nosso sistema de saúde que teima em acertar o passo. De hospitais, como o de Loures em linha de rotura, ou já com várias roturas sistémicas, às maternidades que tendem a fechar. Das vacinas que muitas pessoas tanto anseiam às farmácias que têm marcações em barda e vacinas em falta. Dizemos à população que a vacinação é fundamental, para a gripe e para o Covid. Depois não temos vacinas no sistema. Tirarmos as pessoas no SNS, e depois metemos as pessoas nas farmácias, mas exasperadas em filas sem fim. E acima de tudo gerando ansiedade nos mais idosos.
Sei que este milagre será mais difícil de concretizar, mas quando a força do Homem se junta à vontade divina acredito mesmo que seja mais fácil… aguardemos por novos capítulos.
Se alguém é criador e fazedor de sonhos é o artista, o ator, o palhaço, o malabarista, e estes permitem ao homem ir além do óbvio… acredito na arte de fazer e de fazer bem.
Grato à Barca que me levou na sua viagem… e eu por cá vou continuando a sonhar…

Última edição

Opinião