Anuncie connosco
Pub
Opinião
Convidados –
Convidados

Prevenção das Infeções Respiratórias!

A Asma no regresso à escola

5 de novembro de 2018
Partilhar

A Asma é uma doença inflamatória crónica que atinge os pulmões, afeta pessoas de todas as idades, do lactente ao adulto idoso. Em Portugal, estima-se que um milhão de pessoas tem o diagnóstico de asma, com sintomas que variam de formas ligeiras a quadros muito graves.

O que significa ser Doença Crónica? É uma doença para toda a vida, pode em determinadas fases da nossa vida estar “adormecida”, mas não desaparece.

A tosse, a dificuldade em respirar, a pieira ou chiadeira no peito, o cansaço ou o aperto do peito, são sintomas típicos desta doença. As queixas podem ocorrer por várias causas como alergias aos ácaros do pó ou aos pólenes, por infeções respiratórias, com o exercício físico, com a ansiedade e o stress ou com mudanças súbitas das condições meteorológicas. O tabagismo entre os asmáticos, tal como a exposição passiva a este poluente, são um fator prevalente.

As crises de Asma são uma das causas frequentes de faltas à escola, de idas ao serviço de urgência e até em casos mais graves de internamento hospitalar, podendo os sintomas ser desencadeados por uma simples constipação.

No regresso das férias, com início de mais um ano escolar e, ao aproximar da chegada das primeiras chuvas, do tempo mais húmido e frio à espreita, surge a oportunidade das primeiras infeções respiratórias.

As infeções respiratórias são uma das causas mais frequentes de “Crise de Asma”. Os sintomas iniciais sugerem uma simples constipação (nariz entupido, espirros e corrimento nasal) mas progressivamente surgem os sintomas da asma (tosse, pieira e falta de ar).

Aqui vamos dar-lhe dicas e recomendações para que este ano a Asma não o pare!

 

Mensagem a reter

 

As infeções respiratórias são umas das causas de crises de Asma, o que significa faltar à escola mais vezes, mais idas ao serviço de urgência e mais internamentos. Mais medicação e menos qualidade de vida. Não se esqueça é você que controla a sua Asma! E não a Asma que o controla a si…. Proteja-se!

 

Artigo redigido pela Equipa de Enfermagem de Saúde Equipa USP Loures-Odivelas: Enfermeira Josefina Chemela; Enfermeira Ângela Dias; Enfermeira Paula França; Enfermeira Carmo Cordeiro; Enfermeira Marta Mouro; Enfermeira Fátima Batarda

Última edição

Opinião