Anuncie connosco
Pub
Notícias | Educação

APEE da Arco-Íris aponta a parcerias com empresas locais

Associação de Pais ajuda a reabilitar Escola da Portela

8 de abril de 2019
Partilhar

Nova direção da APEE da Arco-Íris aponta a parcerias com empresas locais para ajudar a reparar equipamentos e a melhorar o ambiente escolar. Pais e mães dedicam fins-de-semana a pintar salas de aula e criar bancos e mesas com paletes usadas.

O sol convidava a um passeio e antecipava um dia primaveril. À hora marcada, como combinado, marcaram presença sem hesitar. Às costas, muito material de pintura, bricolagem e uma grande dose de boa vontade. Afinal, é pelas crianças e isso vale qualquer sacrifício. Os trabalhos começaram ainda antes das 09h30, num sábado soalheiro e garrido, sob o chilrear agudo dos pássaros que esvoaçavam perto das árvores. Estava na altura de pôr mãos à obra!

Pais, mães, alguns mais, outros menos jovens, mas todos com a mesma vontade, juntaram esforços para um dia diferente. A missão, para uns, passava por transformar paletes velhas e em mau estado em bancos coloridos e mesas para os alunos da Escola Secundária da Portela poderem almoçar mais alegres e confortáveis. Para outros, consistia na pintura da sala de aula onde os filhos diariamente aprendem e evoluem.

Esta foi uma das mais participadas iniciativas da nova Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Secundária da Portela (Arco-Íris), que decidiu fazer-se ao caminho e combinar esforços para melhorar o ambiente escolar.

«O objetivo é criar uma maior interação entre os pais e a escola, envolvendo toda a comunidade escolar, de forma a todos contribuirmos para um melhor ambiente na escola e uma maior proximidade entre toda a comunidade», explica Ana Paiva, vice-presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela

«É preciso recordar que a escola é uma segunda casa, pois é lá que os alunos passam grande parte do seu tempo», avança. «E, se uma segunda casa estiver em péssimas condições, é natural que fiquemos preocupados», defende Ana Paiva.

Além da construção de bancos e mesas com paletes usadas, a Associação de Pais já levou a cabo outras iniciativas, nomeadamente a pintura de salas de aula, em que estiveram envolvidos pais, encarregados de educação de várias turmas e até atuais e antigos alunos. Entre as próximas, conta-se a criação de um equipamento desportivo exterior, para permitir a prática desportiva. «Existe um projeto de uma turma do 10.º ano para terraplanar um terreno e construir um campo de futebol, com o apoio da Junta de Freguesia», revela Ana Paiva.

A substituição e reparação de cadeiras é outras das iniciativas na forja, assim como a execução de pequenas reparações nas casas de banho, sobretudo ao nível das torneiras e autoclismos.

«Existe outro problema bastante mais grave, que é o fibrocimento degradados dos telheiros, uma situação de saúde pública que nos preocupa bastante», sublinha a responsável. «Há ainda a falta de um espaço para os alunos que trazem refeições de casa poderem almoçar, sem terem de comer ao vento e à chuva, no inverno», adiciona.

Parcerias para envolver a comunidade

Estas atividades da Associação de Pais, nomeadamente a pintura de salas de aula, contaram com a ajuda de algumas parcerias que estão a ser criadas para dinamizar a escola. «Um dos pais conseguiu criar várias parcerias, nomeadamente com o Aki de Sacavém, que ofereceu tintas e material e também se prontificou a trazer funcionários para pintar uma sala de aula», conta Ana Paiva. «Aos poucos, estamos a conseguir alguns resultados muito positivos, criando, dessa forma, um envolvimento com a comunidade que é salutar, porque é bom que as empresas locais também se envolvam na vida da escola», aponta.

O objetivo passa por alargar o leque de parcerias para ir cumprindo objetivos e melhorando a escola passo a passo. «Só o facto de estarmos aqui a um sábado de manhã já é bastante relevante, pelo que, pensamos que toda a comunidade vai ficar bastante beneficiada com este envolvimento», realça Ana Paiva.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter