Anuncie connosco
Pub
Notícias | Cultura

Integrando a programação do projeto Rota Memorial do Convento

Comunidade de Leitores na Rota Memorial do Convento

5 de novembro de 2018
Partilhar

Integrando a programação do projeto Rota Memorial do Convento, a primeira sessão da nova temporada da Comunidade de Leitores, que decorreu no Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, a 18 de outubro, foi dedicada a duas obras literárias.

Memorial do Convento, de José Saramago, e Nove Mil Passos, de Pedro Almeida Vieira, foram os dois romances debatidos na sessão de reflexão literária que abriu a nova temporada da Comunidade de Leitores.

Pedro Almeida Vieira falou sobre o seu livro e a Miguel Real, escritor, pensador e comissário do projeto Rota Memorial do Convento, coube o papel de falar sobre o romance de José Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura de nacionalidade portuguesa.

A conversa focou-se no reinado de D. João V, época em que se realizaram duas grandes obras públicas nacionais, que perduram até hoje. A construção do Convento de Mafra, retratada no livro de José Saramago, e o Aqueduto das Águas Livres, que serve de pano de fundo ao livro de Pedro Almeida Vieira.

Esta sessão, integrada na programação da Rota Memorial do Convento, um projeto intermunicipal dedicado à obra de José Saramago, realizou-se no Palácio dos Arcebispos, um dos imóveis classificados por esta iniciativa cultural e patrimonial. Loures, Lisboa e Mafra são os municípios que integram este projeto, que tem a Fundação José Saramago como parceiro estratégico.

Quase meia centena de pessoas participaram nesta sessão, entre elas, o presidente da União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, João Florindo. Antes de se iniciar o serão de reflexão, os dois escritores e o público foram presenteados com um momento de arte performativa, concebido e interpretado por Tânia Botas.

A próxima sessão, de leitura e reflexão, da Comunidade de Leitores será dedicada ao livro Fala-lhes de batalhas, de reis e elefantes, de Mathias Énard. A iniciativa irá decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, a 15 de novembro. 

Fonte CMLoures

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter