Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Declaração de Paris para combater VIH no Município

Loures assina Declaração

5 de novembro de 2018
Partilhar

O Município de Loures subscreveu, no dia 10 de outubro, na Assembleia da República, conjuntamente, com os municípios de Almada, Amadora, Odivelas, Oeiras, Sintra e Portimão a Declaração de Paris, juntando-se à iniciativa internacional Fast Track Cities.

A Declaração de Paris tem como princípios acabar com a epidemia da SIDA nos municípios e enfrentar, de uma forma mais eficiente, as causas do risco, das vulnerabilidades e da transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), através da mobilização de recursos para a saúde pública, tendo em vista um desenvolvimento integrado. Conjuntamente com os parceiros, as autarquias irão desenvolver ações locais de combate a esta epidemia, acelerando assim a resposta ao VIH, de forma a atingir, até 2020, as metas da ONUSIDA (90-90-90): 90% das pessoas infetadas com VIH diagnosticadas; 90% das pessoas diagnosticadas a receber tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.

A promoção da saúde e a prevenção da doença são áreas prioritárias da intervenção no Município de Loures, através do desenvolvimento de projetos e ações que têm por objetivo contribuir para a melhoria da saúde e consequente qualidade de vida dos habitantes do seu território, pelo que, desde 2017, o Município está a trabalhar no sentido de formar uma parceria para a adesão ao Projeto Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH, através do estabelecimento de um protocolo que envolva entidades de abrangência local, regional e nacional.

Apesar da redução de 54% no número de novos infetados pelo VIH entre 2008 e 2016, Portugal continua a apresentar uma das mais elevadas taxas de incidência de infeção por VIH da União Europeia.

De acordo com os dados apresentados pela Direção Geral de Saúde, mais de metade dos novos casos de VIH registaram-se na Área Metropolitana de Lisboa.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter