Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

COVID19

Funcionários dos lares são testados

3 de maio de 2020
Partilhar

Seiscentos funcionários de 25 lares do concelho de Loures são testados à covid-19, na sequência do plano conjunto dos municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa, disse o presidente da autarquia.

A Concretização deste plano, que envolve representantes locais, regionais e distritais de proteção civil, segurança social e saúde, teve início na segunda-feira 27 de abril, tendo sido realizados testes nos municípios de Sintra e de Setúbal. Dia 28, os testes arrancaram em lares e estruturas de apoio a idosos do concelho de Loures, a 600 funcionários, explicou o presidente da Câmara, Bernardino Soares.

"Os testes decorrerão em lares legais e livres da covid. Será feito em três datas e nesta primeira [28 abril] foram testadas 250 pessoas, de nove instituições", apontou. A testagem irá prosseguir nos dias 06 e 16 de maio. Contudo, Bernardino Soares ressalvou que as entidades irão começar pelos lares de maior dimensão. "São medidas essenciais e que deverão continuar no futuro. Já propus que esta coordenação entre as diferentes entidades permaneça por mais meses, para que a situação seja monitorizada", sublinhou.

Este plano foi ultimado na quinta-feira 23 de abril, numa reunião por videoconferência que envolveu a AML e autarcas dos seus 18 municípios, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e responsável do Governo pela execução do estado de emergência na região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro, assim como entidades de saúde.

O plano tem para já uma duração prevista de 10 dias úteis, para uma estimativa de 8.000 funcionários, mas deverá ser estendido, assumindo-se que não se deverá conseguir testar todas as pessoas neste período. A recolha, colheita e entrega de testes para análise será feita por técnicos dos agrupamentos dos centros de saúde e das comissões de proteção civil.

O tratamento e análise dos testes estão a cargo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter