Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Camarate, Unhos e Apelação

[Des]União das Freguesias

3 de novembro de 2019
Partilhar

A União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação quer ver desmantelada esta associação. A proposta foi aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia. Em causa estão os os prejuízos que a União de Freguesias trouxeram para as populações das antigas freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, recomendando a reativação das mesmas em prol das respetivas populações.

Numa sondagem feita em março de 2018 em que se votava contra ou a favor desta união, a população manifesta-se 12% a favor e 88% contra esta união de freguesias.

Uma fonte do Jornal de Camarate refere que “Com três freguesias numa só, com bastantes limitações orçamentais, com tudo para fazer uma zona muito carenciada com mais de 70 bairros, muitos deles de extrema pobreza... É impossível qualquer executivo poder operar milagres.

Teve que ser desconcentrada a atenção de uma freguesia para três. Com o executivo e consequente "aparelho laboral" de uma freguesia. Se se faz algo na Apelação, queixam-se que ninguém olha para Camarate, Unhos ou Catujal. Se se faz no centro de Camarate queixam-se os bairros, a Apelação inteira, Unhos e Catujal…

As três freguesias perderam com esta união, não houve nenhum benefício real. Apenas uma diluição de trabalhos entre as três freguesias que, anteriormente, cada uma tratava dos seus próprios problemas e interesses diariamente. Hoje isso não acontece de todo... Todos esperam, todos desesperam.

Referem-se também as carências orçamentais que estarão na base do poder limitado do executivo.

Mas também há quem seja contra, na página de Facebook intitulada Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Camarate Unhos e Apelação há quem comente que a junção destas freguesias apenas não deixa espaço para que membros do executivo arranjem “cunhas” para conhecidos e familiares.

Esta Assembleia realizou-se em duas reuniões, a primeira em 27 de setembro, na Casa Paroquial do Catujal e 18 de outubro de 2019 no Salão da Junta de Freguesia em Camarate.
A recomendação é defendida pelo executivo e pelos moradores das freguesias em questão.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter