Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Os Cursos Profissionais disponíveis garantem um elevado nível de empregabilidade

Aprender com o IPTrans

9 de julho de 2019
Partilhar

Os Cursos Profissionais disponíveis no IPTrans garantem um elevado nível de empregabilidade pela necessidade das profissões que os cursos permitem realizar e pelo reconhecimento que as empresas empregadoras manifestam com a contratação dos alunos. Conheça esta escola profissional na nossa entrevista à Direção Executiva do IPTrans, Helena Nunes e José Bourbon.

O que é o IPTrans?

O IPTrans - Instituto Profissional de Transportes - é uma escola profissional sediada em Loures que surgiu a pensar na qualificação das pessoas para o setor dos transportes.

Criado em 1993, tem procurado responder, ao longo dos anos, às necessidades da sua envolvente social e económica, oferecendo cursos noutras áreas que não apenas a dos transportes, de dupla certificação, escolar e profissional.

A AEPTL - Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística - é proprietária do IPTrans.

Esta Associação é constituída pela Câmara Municipal de Loures, pela ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias - e pela FECTRANS - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações.

A forte ligação ao mundo do trabalho destas Associações é um dos fatores que favorecem o elevado índice de empregabilidade dos alunos que frequentam os cursos do IPTrans.

 

Quais são as ofertas formativas do IPTrans?

O IPTrans, para o ano letivo de 2019-2020, oferece Cursos Profissionais dirigidos a jovens com o 9º ano - modalidade de ensino que confere equivalência ao 12º ano e uma qualificação profissional de nível IV, tal como acontece na União Europeia:

  • Técnico/a de Gestão de Transportes

O aluno/a reunirá as competências para executar tarefas inerentes à organização, planeamento, programação e controlo dos recursos humanos e materiais necessários à realização do serviço de transportes, bem como à sua comercialização.

  • Técnico/a de Logística

O aluno/a estará capacitado para assegurar o adequado funcionamento das atividades logísticas da empresa, contribuindo para a otimização dos fluxos de informação, serviços, matérias-primas, bem como produtos acabados, tendo em conta as normas de qualidade, higiene, segurança e ambiente no trabalho.

  • Técnico/a de Tráfego de Assistência em Escala

O aluno/a receberá os conhecimentos para prestar assistência aos Passageiros nas atividades de embarque, desembarque, assistências especiais, acolhimento, check-in, transferência de passageiros, Lounge, tratamento de irregularidades operacionais de bagagem, vendas e/ou reservas de bilhetes e de bagagem, bem como garante as atividades de rotação das aeronaves e concretiza as tarefas inerentes ao tratamento documental, faturação, armazenagem e irregularidades de carga e correio.

  • Técnico/a de Agências de Viagens e Transportes

O aluno/a aprenderá as matérias para efetuar o planeamento, a promoção e a venda de produtos e serviços turísticos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.

  • Técnico/a de Informática de Gestão

O aluno/a saberá apoiar a coordenação de departamentos de informática e proceder ao desenvolvimento, instalação e utilização de aplicações informáticas em qualquer área funcional de uma organização/empresa.

  • Técnico/a de Ação Educativa

O aluno/a estará em condições de cuidar de crianças com idade até aos 6 anos, incluindo crianças com necessidades específicas de educação, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

Para além dos CP - Cursos Profissionais, o IPTrans oferece também os CEF – Cursos de Educação e Formação, dirigidos aos jovens, e constituem uma oportunidade para conclusão da escolaridade obrigatória e para prossecução de estudos ou formação que vai permitir uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

De sublinhar ainda que o IPTrans é CQ - Centro Qualifica, um centro especializado em qualificação de adultos que têm como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Procura a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.

 

Quantos alunos formam em média por ano?

70 alunos de Cursos Profissionais (CP) e Cursos de Educação e Formação (CEF).

65 adultos certificados pelo Centro Qualifica (CQ) do IPTrans e 49 encaminhados para outras ofertas formativas.

 

De onde são os alunos?

Loures 54%, Odivelas 30%, restantes de Vila Franca de Xira, Mafra, Lisboa, Sintra e outros concelhos próximos.

 

Que grau de escolaridade é preciso ter para entrar num dos cursos do IPTrans?

Os CP exigem o 9º ano e constituem uma modalidade de ensino que confere equivalência ao 12º ano e uma qualificação profissional de nível IV.

Os CEF exigem o 6º/7º ano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 8º ano de escolaridade (para CEF tipo 2) e o 8º ano de escolaridade ou frequência, sem aprovação, do 9º ano de escolaridade (para CEF tipo 3).

O CQ não exigem habilitação escolar mínima mas destina-se a adultos (maiores de 23 anos). Caso tenham idades compreendidas entre os 18 e 23 anos inclusive, só poderão realizar um processo RVCC se tiverem no mínimo 3 anos de experiência profissional comprovada pela Segurança Social.

 

Qual é o valor das propinas/mensalidades a investir para frequentar um curso no IPTrans?

O ensino é gratuito, apenas é necessário o pagamento da matrícula no valor de 20 € e taxa de inscrição de 10 €, havendo reduções de 50% ou isenções para alunos economicamente carenciados.

 

Quais as razões para alguém indeciso escolher frequentar um curso do IPTrans?

De realçar a empregabilidade – as empresas procuram alunos com cursos profissionais que são ministrados pelo IPTrans. Existe uma forte procura de alunos com os Cursos de Técnico de Gestão de Transportes, Técnico de Logística, Técnico de Tráfego de Assistência em Escala, Técnico de Agências de Viagens e Transportes, Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Ação Educativa que respondem a necessidades manifestadas pelas empresas.

 

Quando são as inscrições para os cursos?

As inscrições estão a decorrer, neste momento, realizando-se sobretudo no corrente mês mas prolongando-se até ao final do ano.

 

Como se pode obter mais informações?

Através do site do IPTrans - http://www.iptrans.com.pt - mas sugerimos a deslocação à Escola. O aluno tem uma entrevista com um Professor que lhe apresentará os cursos profissionais disponíveis, as matérias, as unidades de formação de curta duração e o modelo de avaliação, aproveitando para conhecer a Escola.

Última edição

Opinião